Sobre o Blog

Existe mais de uma definição para a palavra “pautar”, nos referenciamos em dois de seus significados mais usuais. Primeiramente, naquele que remete ao ofício jornalístico de “colocar em pauta”, ou seja, atentar-se, investigar, apurar, para então esclarecer, explicar e debater. Ao mesmo tempo, nos remetemos à noção de modelar, dar formas ou fundamentar; significado que dialoga com nossos propósitos de sugerir ações concretas para os dilemas públicos mais significativos. Na interação destas duas dimensões, estamos em sintonia com Karl Marx (2007) para o qual a importância da compreensão se liga a necessidade de transformar.

Este Blog é alimentado por ideias e práticas, compromisso que se aprecia já no elenco de autores. Reunimos militantes e acadêmicos, pessoas com reconhecida contribuição para a luta popular e que tem desenvolvido ricas reflexões sobre política, economia, cultura e ações públicas. Em conjunto, todos os envolvidos neste projeto possuem o atributo de serem produtores de lúcidas interpretações, ao mesmo tempo em que são atores na experiência concreta. É justamente esta unidade de pensamento e ação que passa a ser compartilhada nos textos que compõem esta modesta porção do ciberespaço.

Sem a pretensão de apresentar uma única verdade, cada autor oferece uma reflexão segundo seu próprio prisma. Algumas opiniões são compartilhadas, outros pontos de vista são objetos de controvérsias, mas, tomadas na totalidade, as reflexões se desdobram no mesmo sentido e afluem em um curso comum. Ainda que nem todas as opiniões sejam compartilhadas, nossa opção é evidente. Os colaboradores que alimentam o Pautando se posicionam ao lado dos explorados, dos humildes e indefesos, fazem reservas a ação individualista e autoreferenciada, escolhem militar pela justiça social e pela democracia; por este motivo, combatem os abusos cometidos em nome dos interesses de poucos. Em uma sentença: no espectro político, não fazemos reservas ao sermos identificados com uma Esquerda autentica.

Isso significa que, remontando a distinção entre esquerda e direita realizada por Bobbio (2001), este blog aprecia os acontecimentos com os olhos voltados para o interesse social e nos empenhamos para que os problemas relacionados ao bem-estar coletivo tomem o centro das preocupações governamentais. Enxergamos as desigualdades como um produto social e nossa atuação está relacionada à verdadeira preocupação com a superação das carências materiais da maioria desvalida. Este blog está à Esquerda também porque tem o compromisso de combater a direita em suas teses e intenções. Nos opomos àqueles que, ainda nos termos de Bobbio, tomam com naturalidade as assimetrias sociais e se alicerçam em aforismos como: individualismo, livre-mercado e anti-estatismo.

Em nome dos autores, desejo boas-vindas e faço um convite para que frequente nosso Blog e se você se identifica conosco, venha também participar deste projeto.

Refências:

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In. MARX, K. e ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Ed. Boitempo, 2007.

BOBBIO, Noberto. Direita e Esquerda: razões e significados de uma distinção política. São Paulo: Unesp, 2001.

  • Todos os direitos reservados a Pautando.com.br
  • Site desenvolvido pela Agência Infinit0