Todos Autores

Oleg Abramov

Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo PPGCSO/UFJF. Formado em História (UFJF) com especializações em História do Brasil (CES/JF), História Econômica (FEA/UFJF), Planejamento e Gestão Social (UFJF) e Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (UFF). Pesquisa sistemas de bem-estar e políticas públicas de recorte social. É militante do movimento popular e sindical e fez parte do movimento estudantil. Leciona, foi Superintendente de Redes de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde - MG e atualmente é Superintendente Regional de Saúde - SES/MG.

Nilson Lattari

Graduado em Literatura pela UERJ e Especialização em Estudos Literários pela UFJF. É gestor do site www.nilsonlattari.com.br e facebook/blogdonilsonlattari, sobre contos, crônicas, poesias e artigos.

Áurius Gonçalves

É graduado e licenciado em Filosofia pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduado em Filosofia, Cultura e Sociedade também pela UFJF. Atualmente é bolsista de Treinamento Profissional no projeto Pibid-Filosofia da UFJF, bem como, militante do Partido dos Trabalhadores.

Eduardo Salomão Condé

Doutor em Economia Aplicada pela UNICAMP e Mestre em Ciência Política no IUPERJ. É professor associado no Departamento de Ciências Sociais da UFJF, onde também atua no programa de Pós-graduação (Mestrado-Doutorado) em Ciências Sociais. É pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Políticas Públicas e Desenvolvimento (INCT PPED). Vem desenvolvendo projetos de pesquisa sobre bem-estar, proteção social e variedades de capitalismo. Foi Diretor do Instituto de Ciências Humanas – UFJF entre 2006 e 2014.

Dimitri Marques Abramov

Médico Psiquiatra, neurocientista e escritor. Doutor em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ. Cientista do Laboratório de Neurofisiologia Clinica, Instituto Nacional Fernandes Figueira – FIOCRUZ. Professor colaborador na Universidade Livre - Fundação Educacional de Macaé.

Jorge Elias Senhorinha

Ex-prefeito do PT de Tabuleiro (2005/2012), presidente da Associação dos Pequenos Municípios de Minas Gerais (2012-2015). Formado em Letras pela UFJF. Poeta e escritor, autor dos livros Romântico Auscultador (poemas) e Minutos de ignorância (aforismos). Atualmente leciona português e literatura na Escola Estadual Menelick de Carvalho em Tabuleiro.

Olívia Ghetti Gomes

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós graduanda em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Estácio de Sá, ex-bancária e atualmente servidora do Instituto Federal do Sudeste de Minas, atuando na Reitoria da Instituição.

Carlos Alberto de Freitas

Secretário de Administração e Finanças da CUT MG. Secretário Geral do SINTRAF/JF. Ex presidente da CUT Regional Zona da Mata e militante do Partido dos Trabalhadores.

Natália Noyma

Pós-doutoranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na área de mitigação de florações de cianobactérias em lagos. Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de doutoramento Sanduíche pela Universidade de Wageningen, na Holanda. Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Anete Negreiros Andrade

É Socióloga, Mestra em Serviço Social pela UFJF, Diretora Regional Sedese - Juiz de Fora. É pesquisadora do NUGEA (Núcleo de Pesquisa "Geografia, Espaço e Ação") do Departamento de Geografia - ICH/UFJF. Integra o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.

Robson Luiz Marques da Silva

Atualmente ocupa o cargo de presidente do segundo maior Sindicato dos Bancários de Minas Gerais sendo reeleito com quase 98% dos votos. Tem 35 anos de idade e é bancário desde 2001 e dirigente sindical desde 2007. É membro da executiva municipal do Partido dos Trabalhadores, além de atuar em vários movimentos populares.

Fernando Cançado

Coordenador Geral do SINTTEL MG- Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Minas Gerais. Coordenador Administrativo da Escola 7 de Outubro da CUT e também Diretor da FITTEL- Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações. Oriundo do Sistema TELEBRÁS, ex trabalhador da TELEMIG e atualmente empregado da OI/TELEMAR desde 1974, é técnico em Telecomunicações e Psicólogo com formação em psicanálise.

Juliane Rocha Lara

Doutoranda em Ciências Sociais – PPGCSO/UFJF, explora o tema do Welfare State na América Latina em perspectiva comparada (Brasil, Argentina e Chile), com destaque para o pilar de gênero. Mestra, Bacharela (ênfase em Ciência Política) e Licenciada em Ciências Sociais – UFJF. Docente em Ciência Política, Sociologia e Antropologia. Consultora em Cultura Organizacional, Ativos Intangíveis e Gestão Estratégica.

Ana Paula Souza

Feminista. Assistente Social. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFJF. Militante da Marcha Mundial de Mulheres.

Saulo Dutra de Oliveira

Defensor Público do Estado de São Paulo. Graduado pela UFJF. Pós-graduado em Processo Civil e em Ciências Criminais. Foi coordenador das Execuções Penais de Taubaté e Região de 2012 a 2014. Membro do Núcleo de Situação Carcerária da Defensoria Pública.

Maria Luiza Pires Ventura

Primeira mulher presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Juiz de Fora e Região. Militante dos movimentos sociais. Faz parte da Consulta Popular. É trabalhadora dos Correios e coordena o Comitê Municipal do Plebiscito da Reforma Política.

Marcos José Ortolani Louzada

Economista, formado na UERJ. mestrando em Serviço Social, na UFJF. Ex-presidente do Sintraf-JF e ex-Dirigente da Fetrafi/MG. Conselheiro Fiscal suplente da Cassi. Ex-bancário do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e atualmente é servidor da UFJF.

William R. A. Ponte

Atualmente é doutorando em Ciências Sociais pela UFJF e movimenta esforços de pesquisa no Esporte à Luz da Ciência Política, História e Economia. Atua nas subáreas de mediação dos interesses, gestão governamental e estado de bem estar. Pesquisador colaborador em projeto do CNPq. Já lecionou Ciência Política e Sociologia para os cursos de Administração, Direito e Economia. É autor de publicações e exposições em congressos acadêmicos nacionais e internacionais. Já colaborou em pesquisa encomendada pela ABDI junto ao INCT. Também possui experiência no setor privado, exercendo atividades de consultoria em vendas, gerência e cultura organizacional.

Carlos Magno de Freitas

Vice Presidente da CUT MG. Metalúrgico, 52 anos, ex-secretário geral da CUT Minas por dois mandatos, 2006 a 2009, 2009 a 2012. Juntamente com os metalúrgicos do Vale do Aço, Sul de Minas, BH Contagem, fundador da Federação dos Metalúrgicos da CUT 2003 a 2005. Natural de João Monlevade, funcionário da Cia Siderúrgica Belgo Mineira, atualmente Arcelor Mittal.

Lizia Medina

Professora de Direito Administrativo da Faculdade Estácio Sá e de Direito Constitucional da Faculdade Doctum de Juiz de Fora. Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Direito Público. Graduada em Direito. É pesquisadora bolsista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Adriana Conde Bitarello Drica Bitarello

Mulher, mãe, bancária, delegada sindical, escritora nas horas vagas (embora não saiba se hora vaga é coisa de comer ou de passar no cabelo). Gosto de (quase) tudo, principalmente de gente, porque gente é o que há. Em constante movimento, observadora da vida. Das coisas mais simples nascem minhas histórias. Cor favorita: vermelho.

Nivalda Maria Perobelli

Professora da rede estadual (aposentada). Diretora estadual do Sind-Ute/MG (Sindicato Único Dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - Regional Zona da Mata). Faz parte da Diretoria Plena da CUT - Regional Zona da Mata Mineira.

João Carlos Siqueira

É Deputado Federal (PT) por Minas Gerais, eleito para o segundo mandato. Foi deputado estadual (PT) por dois mandatos (2003 a 2010). Desde a preparação para o sacerdócio, sempre esteve próximo das iniciativas sociais, acompanhando os trabalhos pastorais em comunidades pobres e setores marginalizados, unindo a fé com o compromisso e a vida do povo. Autor de vários projetos que se tornaram leis estaduais e federais, tem atuação destacada no apoio aos movimentos sociais e suas causas.

Espedito Fonseca

Advogado de causas trabalhistas, idealista, defensor de sociedade justa, fraterna e igualitária.

Walconise Aquino

Advogada, formada pela UFJF, especialista em Direito Publico Material pelo Centro Universitário Newton Paiva. Militante do Movimento Popular e Sindical. Participante do Movimento Estudantil.

Rodrigo Chaves Mello

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO-UFJF), membro dos grupos de pesquisa do CNPq, Anticapitalismo e Sociabilidades Emergentes (UFFS) e "Democracia, Instituições e Participação Social (UEMG)". Integra, atualmente, o quadro de docentes do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Minas Gerais.

Gabriel dos Santos Rocha

Foi Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos – SDH/PR (2013-2014). Presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa (2012-2013). Deputado Estadual (PT) de Minas Gerais (2003-2006). Vereador (PT) por dois mandatos na cidade de Juiz de Fora (1996-2002). Formado em Sociologia pela UFJF e especialista em Planejamento e Gestão Estratégica, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas sociais pela Fundação João Pinheiro/MG.

  • Todos os direitos reservados a Pautando.com.br
  • Site desenvolvido pela Agência Infinit0